Notícia
Como trazer funcionalidade e estilo na decoração de apartamentos compactos
Apartamentos compactos, com áreas entre 35 m² e 50 m², têm ganhado espaço na capital paulista em condomínios de diferentes formatos, de prédios baixos a torres com fachadas ativas, ocupadas por comércios e serviços. Destinados principalmente a jovens entre 26 e 35 anos ou pessoas solteiras, esses espaços pedem soluções inteligentes na hora de pensar na decoração e funcionalidade.
Para otimizar ambientes pequenos, o design minimalista é uma escolha eficaz. “O foco está em peças versáteis e funcionais, que proporcionam conforto sem sobrecarregar o espaço”, explica Rose Chaves, arquiteta especialista em design de interiores. “Sofás modulares e móveis com compartimentos ocultos ajudam a manter a organização e oferecem flexibilidade no layout”.
Outro ponto importante é priorizar móveis flutuantes, ou seja, optar por prateleiras e mesas suspensas que ampliam o ambiente visualmente e liberam a área no chão. De acordo com a arquiteta, esse tipo de mobília, além de funcional, garante uma circulação mais fluida. Para áreas de trabalho ou estudo, mesas fixadas na parede são ideais.
Um dos melhores aliados nesse tipo de decoração são os espelhos bem posicionados que criam a sensação de amplitude. “Refletir pontos de luz natural com espelhos estrategicamente instalados transforma pequenos espaços, pois torna tudo muito mais claro e dinâmico. Outra dica é optar por paletas monocromáticas ou tonais, que trazem unidade visual e evitam a sensação de desordem”, sugere a arquiteta.
A integração de plantas suspensas também complementa a decoração sem comprometer o espaço útil, pois o verde natural eleva a estética e oferece um toque de natureza, mesmo em apartamentos menores. “Também sugiro substituir mesas de centro tradicionais por opções menores, como banquetas ou mesas laterais baixas, para manter o ambiente funcional e bem aproveitado”, finaliza.